Estamos colocando hoje (27/08/2015) no nosso site, informações que apesar de serem antigas (28/01/2014) são verdadeiramente atuais e que vale a pena ler para saber o que a AMAF fez e o que as autoridades até hoje nada fizeram.
Segue texto divulgado em 28/01/2014:
No dia 15/11/2013 divulgamos amplamente a apresentação que a CET Rio fez no dia 05/11/2013 no auditório do MOB1 (Meta Office Building 1 na Estrada de Jacarepaguá 7187).
Texto do e-mail enviado aos moradores e amigos da Freguesia
From: AMAF
Sent: Friday, November 15, 2013 6:34 PM
To: Undisclosed-Recipient:;
Subject: Apresentação da Proposta Preliminar de Mobilidade Freguesia – Jacarepaguá pelo Núcleo Regional de Tráfego de Jacarepaguá
No dia 05/11 conforme combinado com a Subprefeitura e a CET Rio, foi apresentada pela Companhia de Engenharia de Tráfego uma proposta preliminar para a mobilidade no nosso bairro.
Conseguimos fotografar os slides da apresentação e geramos um arquivo PDF com todos eles para poder divulgar o estudo feito e assim poder contribuir com as nossas opiniões e críticas no intuito de evitar mudanças que venham mais prejudicar do que melhorar a situação do caos que existe hoje na Freguesia e que certamente vai piorar com a chegada de novos moradores sem infraestrutura viária e de estacionamento.
Cabe assinalar que na ocasião da apresentação não foram tratados os seguintes assuntos:
– Ciclovias
– Transporte público
– Estacionamento
Estes assuntos deverão ser objeto de novas reuniões com os órgãos públicos sejam eles municipais ou estaduais.
No domingo 24/11 às 11:00 hs vamos discutir na reunião da AMAF a proposta da CET Rio.
Aguardamos você com as suas sugestões e críticas ao projeto.
At.
Juan Carlos Tomsic – Diretor
C/C para:
Guilherme Martins – Presidente
Jorge da Costa Pino – Vice-Presidente
No dia 28/11/2013 às 19:00 hs e no mesmo local alguns vizinhos e amigos nos reunimos para discutir essa proposta.
Algumas sugestões foram apresentadas e as colocamos neste e-mail logo abaixo.
Se você tiver críticas ou sugestões favor encaminha-las para a AMAF (amaf@amafreguesia.org)
1- Comentários da Gisela
Comentários iniciais sobre a proposta da CET-Rio para o Sistema viário da Freguesia.
- INICIAR URGENTE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA RESPEITAR O PEDESTRE E O CICLISTA, E TAMBÉM PARA EVITAR FECHAR CRUZAMENTOS, PARAR EM FILA DUPLA, AVANÇAR O SINAL, TRAFEGAR E ESTACIONAR NAS CALÇADAS.
- Sugerir a CET-Rio plano integrado de transportes de massa, não só o sistema viário para veículos (ação conjunta com calçadas de qualidade, ciclovias, e integração com metrô (criação de linha integrada com metro da Tijuca e novo metrô da Barra e também a racionalização d linhas de ônibus e no futuro fazer uma linha de metrô passando pela Freguesia e integrando estação Tijuca com Barra/Itanhangá)
- Proposta para os moradores analisarem os impactos do sentido único da Bananal.
- Saber quantos ônibus e linhas de ônibus passam na Comandante para virar na Três Rios.
- Como seria o volume desses ônibus passando pela agulha/pardal da Tirol (na altura da Geminiano de Góis)?
- Como fica o giro de três faixas dos ônibus que vêm da Bananal na Três Rios?
- Quais as opções de vias para quem quer ir do Anil, Ituverava, etc., para a Araguaia sem passar pelo largo da Freguesia? (Parece que na proposta da CET-Rio, sem o cruzamento da Bananal, só fica a Comandante Rubens Silva e a Tirol passando pela comunidade e retornando na Serra para pegar a Pau Ferro. (Obs.: Hoje passei por lá na hora do almoço estava um congestionamento imenso por conta do sinal da Comandante com Tirol)
- Fazer contagem de veículos por horário nas vias para avaliar os impactos da “possível” mudança de sentido da Três Rios entre Comandante e Bananal.
- Comandante Rubens Silva nos cruzamentos desde a descida da Tirol, passando pela Três Rios até a chegada na Araguaia, com giros.
- Estrada do Bananal nos cruzamentos da Tirol, Três Rios até a chegada na Araguaia
- Geminiano de Góis em pontos como Pau Ferro, entre Araguaia e Três Rios e Tirol. (Creio que muitas pessoas que vem do Pechincha utilizam a via para evitar a Geremário e o largo da Freguesia)
- Fazer baia para ônibus e para carro entre a cultura Inglesa e o Camões, para evitar retenção no fluxo
- Verificar como ficará o percurso do 866 com a mudança de fluxo da Xingu.
- Fazer pesquisa de origem e destino com os moradores
- Equacionar as retenções dos ônibus no Unicenter, carga e descarga do Hortifruti do Largo da Freguesia, estacionamento do Hortifruti na Araguaia/Comandante e saída da Linha Amarela na Papizzo (Pontos de ônibus, fluxos cruzados de quem chega e vai para a Freguesia ou Pechincha e quem saí da Freguesia e vai para a Barra)
- Estudar a viabilidade de fazer um binário Araguaia-sentido único descendo e 3 Rios sentido único subindo desde a Geremário até a Grajaú.
2- Comentários do Eduardo Lobato:
Proposta apresentada na reunião de 28/11/2013:
1) Criação de Via BRT ou VLT – tráfego rápido entre o Tanque e Jardim Oceânico ( Barra) . Esta via teria a finalidade de fazer a integração rápida com a Via BRT que vai para a zona norte ( Madureira, Penha, etc. ) e na outra ponta com o Metrô sentido zona sul e centro. Finalidade Final: tirar carros da rua, menor tempo de transporte, melhor qualidade de vida, etc.
No Tanque e no Jardim Oceânico haveriam estações de integração.
Esta via BRT teria estações por ex: Pechincha, Freguesia, Anil, Jardim Clarisse, Rio das Pedras, Muzema, etc.
Esta via BRT seguiria basicamente pela Geremário Dantas e estrada de Jacarepaguá com as adequações devidas.
No futuro esta BRT teria uma variação para ligação direta com a Barra da Tijuca( cebolão) pela Via marginal do canal do Anil.
2) Com a finalidade de desafogar e agilizar o tráfego de passagem pela Freguesia, no centro da Freguesia, nos entroncamentos da Estrada dos Três Rios com Estrada de Jacarepaguá e da estrada de Jacarepaguá com Tirol e numa 2ª fase na região do entroncamento da Geremário Dantas com Linha Amarela seriam executados projetos radicais de vias subterrâneas eliminando os cruzamentos existentes onde se dariam prioridade a via BRT e aos pedestres. Assim, no entroncamento da Três Rios c/ est Jac arepagua , como o tráfego seria subterrâneo, na superfície haveria a estação BRT e uma grande praça para grandes eventos que se interligaria com a Praça Profª. Camisão e o terreno ao lado do Mac Donald’s a ser desapropriado( local do antigo espigão)
Comentários da Proposta CET – RIO
De forma geral as propostas são boas em especial:
1-tráfego livre pela ladeira da Freguesia , desafogando o entroncamento da Est. de Jacarepaguá c/ Três Rios. Sabe-se que não se pode contar como uma solução em tempo integral em função dos eventos na Igreja do Loreto.
2- Abertura de via para acesso a Linha Amarela ( sentido Barra) a partir da Est. Edgar Werneck – desafoga um pouco o cruzamento da Edg. Wern.com a Geremário Dantas
3- Acesso a Rua Mamoré pela Geremário Dantas – desafoga o centro da freguesia
4- Abertura da via marginal ao Rio Sangrador pela sua margem esquerda ligando a Est. do Gabinal com a Estrada de Jacarepaguá na altura do Prezunic – desafoga o Centro da Freguesia. Esta via começa pela margem direita no trecho do Rio Shopping e passa para a margem esquerda através de uma ponte a ser construída antes de chegar no Bosque.
Dúvidas
1- Tenho dúvidas da Rua Araguaia virar via expressa em função da quantidade de escolas e moradias na região. Mas se for esta a vontade da maioria sugiro criar acesso da Geremário Dantas para a Araguaia sentido serra levando o transito direto para a Pau Ferro e Grajaú- Jacarepaguá com a vantagem de desafogar o Centro da Freguesia e a Rua Tirol.
3- Comentário da Veronica Beck
Na ocasião a Veronica colocou a necessidade de construir um acesso para a Barra na Linha Amarela na Pau Ferro, assim como uma saída nesse local para quem vem da Barra. Hoje a saída está na Geremario Dantas e a entrada para a Barra também.
Prioridade para a implantação do giro livre na descida da Ladeira da Freguesia.
3- Comentário do Juan
Outra sugestão, neste caso feita pelo Juan foi sobre:
Os cruzamentos da Gabinal, Muniz Aragão, Guilherme Moreira e Ayrton Senna devem ser estudados pela CET Rio, pois constantemente engarrafa e provoca filas enormes na Gabinal e ruas adjacentes.
Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que aparece na página do site da AMAF, para divulgá-la com seu comentário.
Nota: Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF.
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.